sábado, 20 de fevereiro de 2010

Primeiras Palavras

Bom, este blog dedica-se ao socialismo e sua História, porém com um foco bem maior na União Soviética. Até por isso resolvi chamá-lo de Mamayev Kurgan. Para quem não sabe, Mamayev Kurgan é um morro situado na cidade de Stalingrado (Volgogrado hoje em dia), túmulo de um grande herói russo - um guerreiro ucraniano da Idade Média - e também túmulo de milhares de invasores fascistas abatidos durante a Grande Guerra Patriótica. O morro foi um foco de resistência dos soviéticos durante os sangrentos combates contra a Wehrmacht e, por seu imenso papel na vitória, recebeu uma gigantesca estátua como homenagem aos heróis que morreram lutando contra a ameaça nazista. É a Mãe Rússia chamando seus filhos para defendê-la.


Portanto, não consegui pensar em um nome melhor para este blog, afinal, a vitória sobre o fascismo foi talvez a maior vitória do comunismo internacional desde a Revolução de Outubro na Rússia.

E o que mais me irrita é que até hoje lendas e mais lendas circulam - principalmente pelo Ocidente - para tentar diminuir o brilho da vitória soviética. O engraçado é que boa parte delas é iniciada por ultra-nacionalistas do Leste Europeu, que até hoje não se conformam com a derrota do nacional socialismo alemão. Nesta tentativa de rebaixar os soviéticos e glorificar os alemães vale tudo, desde "general inverno" até a balela de que o "lend lease foi fundamental". Enquanto o mundo vira seus olhos para os árabes, achando que ali é que mora o perigo, eu olho para o Leste Europeu. O Fascismo vem ganhando força por lá, países como Ucrânia e Estônia colocam como heróis nacionais homens que lutaram lado a lado com os alemães - como Stepan Bandera - mas o pior ainda está por vir, os governos da Letônia e da Lituânia não só impediram os veteranos do Exército Vermelho de fazerem a tradicional parada da Vitória, como também permitiram que veteranos da SS fizessem as suas. A coisa é feia.

E o pior de tudo, as "democracias" ocidentais mais uma vez se colocam do lado dos fascistas, apoiando cada uma dessas caricaturas de Hitler. E por duas razões básicas: fazer frente à Rússia - que apesar de seu governo corrupto e pouco progressista, segue políticas claramente independentes e muitas vezes opostas aos interesses ocidentais - e reforçar o combate ao comunismo. Ao comunismo? Mas ele não morreu junto com a URSS? A respota é não. Olhem por vocês mesmos: http://www.france24 .com/en/node/ 4915979. E aqui a queda das ilusões sobre o capitalismo: http://www.globescan.com/news_archives/bbc2009_berlin_wall/

O comunismo está bem vivo. Fraco, porém vivo. E pouco a pouco ele vem ressurgindo das cinzas criadas pelo Revisionismo. A nostalgia dos tempos soviéticos é crescente nas ex-repúblicas, ainda mais com as brutais quedas de padrão de vida que o capitalismo trouxe à população. Será que estamos nos encaminhando para um novo embate Comunismo x Fascismo? As chances são pequenas, mas a História... Ah, a História é cheia de surpresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário