quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

54 anos do Golpe Revisionista na União Soviética

Hoje, dia 25 de fevereiro de 2010, completa-se 54 anos do Golpe Revisionista de Kruschev. Neste mesmo dia, em 1956, terminava o XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, congresso que ficou famoso pelo chamado Discurso "Secreto" de Kruschev. Nele, o chefe de Estado soviético lançou incontáveis mentiras acerca de Stálin e de seus camaradas, transformando o então amado líder em um tirano dos mais monstruosos. Tal ação foi aplaudida no ocidente, pois considerava-se que o regime socialista soviético se "liberalizaria". De certo foi o que acabou acontecendo, e por liberalização entende-se a expropriação dos bens do povo, transformando-os em riquezas individuais de uma meia dúzia de mafiosos truculentos. Mas este não foi o mais nefasto dos resultados deste golpe covarde. Kruschev conseguiu em um só golpe, o que a CIA, o FBI e outros órgãos reacionários jamais haviam chegado perto de conseguir em pelo menos 30 anos de operações anti-comunistas. Ele simplesmente destroçou o movimento comunista internacional, rachando-o em milhares de partidos desunidos e totalmente bagunçados ideológicamente. Foi o início desta "esquerda" bizarra que temos hoje, que é incapaz de se organizar e fazer uma frente forte o bastante para desafiar os poderes dominantes.

Portanto este Congresso foi um dos fatos mais importantes do século XX, que basicamente determinou os rumos que foram tomados em sua segunda metade. Se ele não tivesse ocorrido, e o revisionismo não tivesse tomado o poder na União Soviética, talvez o mundo fosse diferente hoje, talvez o comunismo se mantivesse como um forte sistema alternativo ao capitalismo.

Nos próximos posts buscarei aprofundar um pouco mais em certos aspectos deste Congresso, dando maior ênfase à questão do "Culto à personalidade".

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e excelentes posts! Já estou seguindo o seu blog! Aqui está um blog de uns amigos meus e que eu colaboro: http://solidariedadecoreiapopular.blogspot.com/
    Acho interessante essa troca de informações. Lá você poderá conhecer mais sobre a Coréia do Norte.
    Um abraço e viva o Socialismo!

    ResponderExcluir