domingo, 20 de março de 2011

Bielorrússia, a última das Repúblicas Soviéticas

    
Presidente Alexander Lukashenko.
Bielorrússia, uma pequena República que faz divisa com a parte ocidental e européia da Rússia. Quase não é lembrada pelo mundo, quando é, é para ser taxada pela conservadoríssima União Européia e pelo imperialista Estados Unidos como a "última ditadura da Europa". Engraçado é que nem os movimentos progressistas e comunistas de todo o mundo se lembram dela. Há um vácuo em relação a informações sobre esta nação, um vácuo que é esparsamente ocupado apenas pela propaganda direitista, que nutre um ódio profundo contra o regime igualitarista do Presidente Alexander Lukashenko.

Lukashenko foi eleito primeiramente em 1994, pela considerável votação de 80% da população. Isto porque suas propostas eram muito próximas do sistema socialista soviético, que gozava de grande popularidade entre os cidadãos - como mostra o referendo feito na URSS em 1991, mais de 70% da população defendia a continuidade do país socialista. Lukashenko defendia uma nação orientada para o bem-estar social do povo, e não para o enriquecimento da burguesia. As características mais proeminentes do sistema soviético eram mantidas em suas propostas, como toda a gama de serviços públicos eficientes, modernos e voltados para a população (entre eles, o sistema educacional, o sistema de saúde, de transportes, de segurança, etc.), a economia fortemente nacionalizada e estatal, além da manutenção de parte da cultura e das tradições soviéticas.

Firmemente fiel aos seus princípios, o Presidente Lukashenko pôs em prática suas propostas e o resultado foi um enorme contraste em relação as outras ex-Repúblicas socialistas: progresso. Enquanto Rússia, Ucrânia e outras chafurdavam na miséria após as criminosas privatizações das riquezas populares (resultando em milhões de mortes por falta de recursos e infra-estrutura pública que desse assitência aos cidadãos), a Bielorrúsia se desenvolvia a passos largos, com a economia crescendo, em média, de 5% a 10% ao ano. A taxa de analfabetismo foi mantida nos baixíssimos padrões soviéticos (0,3%) e o desemprego encontra-se abaixo de 1%. Outro índice interessante é que a diferença do maior para o menor salário é de 5 vezes apenas.

É notável a proximidade do atual regime Bielorrusso com a antiga República Soviética, com a devida diferença de que ele não é um Estado socialista por completo. Existem várias empresas privadas (cerca de 47% da população é empregada por empresas privadas) e, portanto, uma classe burguesa. No entanto, ela não é favorecida pelo governo, que mantém suas metas voltadas ao desenvolvimento social de seu povo.

Devido a estas caracterísiticas, a República da Bielorrússia sofre com a oposição das potências imperialistas, ávidas por seu mercado consumidor e pela força de trabalho de alto nível (altamente educada e especializada). A cada eleição, Lukashenko é desafiado por um candidato marionete dos EUA que, obviamente recebe uma votação ínfima. Nas últimas eleições (2010), Lukashenko alcançou 79% dos votos, esmagando a fraca oposição pró-Ocidente. É lógico que para a mente dos imperialistas só pode ter ocorrido fraude, mas para qualquer pessoa que olhe para a situação do país sem qualquer tipo de preconceito, é óbvio que o grande desenvolvimento econômico (em 2010, o poder de compra do povo bielorrusso aumentou em 8.7%) e social da nação pesa bastante para o lado de Lukashenko. Quem em sua sã consciência votaria em uma oposição pró-Ocidente? Ainda mais com mais outra crise do liberalismo abalando boa parte do mundo.

E quanto ao sistema político Bielorrusso? As alegações das potências imperialistas do mundo acerca da Bielorrússia ser a "última ditadura da Europa" têm alguma base? Devo dizer que não. Aliás, o sistema político Bielorrusso me parece muito mais democrático do que as tiranias burguesas semelhantes aos Estados Unidos. Ele é largamente não-partidário, ou seja, a maioria esmagadora dos membros da Assembléia Popular não tem Partido (em 2007, 98 dos 110 parlamentares não tinha afiliação partidária). São eles membros de organizações como sindicatos, associações públicas e organizações da sociedade civil. Esta peculiariedade lembra bastante o modelo político cubano, já que este também é não-partidário (assistam o documentário acerca dos direitos humanos em Cuba aqui: http://mamayev-kurgan.blogspot.com/2010/12/com-cuba-pela-liberdade-e-pelo.html).

Portanto, vejo na Bielorrússia e em Lukashenko, um farol de resistência à tirania do capital e do imperialismo. Um país pacífico, progressista, de mentalidade socialista e nacional-desenvolvimentista. Um país que se orgulha - e com razão - de sua herança Soviética. Um pequeno e esquecido país que é um grande exemplo para a humanidade.

Para os interessados, um bom artigo sobre a cortina de mentiras feita pelo ocidente acerca da Bielorrússia: http://marxistleninist.wordpress.com/2011/02/24/belarusian-presidential-elections-western-portrayals-of-lukashenko%E2%80%99s-government-and-the-recent-elections-are-a-far-cry-from-the-truth/

A maioria dos dados sobre a Bielorrússia presentes neste texto podem ser encontrados na página sobre esta nação na wikipedia. O resto dos dados foram retirados do artigo explicitado acima.

Estátua de Lênin em frente a Casa de Governo da Bielorrússia, em Minsk.

P.S.
Acabei deletando sem querer este post, confundindo-o com um velho rascunho, mas, felizmente, consegui recuperá-lo.

8 comentários:

  1. É um texto muito bom. Belarus se encontra no perfil de "República Democrática", estágio de transição para o socialismo, mas que não será possível enquanto não for resolvido o problema da União com a Rússia e a Ucrânia, principalmente a Rússia, com a qual a Bielorrússia tem um tratado de União.
    A União político-territorial, entretanto, jamais foi concretizada, uma vez que Putin queria a Bielorrússia como uma província, nem mesmo como uma "República Autônoma"(como é o caso da Tartária, na Federação Russa), o que possibilitaria aos magnatas e cleptocratas russos consolidar seu poder sobre Minsk.
    Minsk, diga-se de passagem, está ensinando uma lição a Moscou!

    ResponderExcluir
  2. Espera que não aconteça a Minsk o mesmo que ocorreu à Novgorod séculos atrás...
    Há muitos anos a Rússia era dividida em vários principados, um desses era a República de Novgorod, que tinha um sistema político mais avançado que a recém surgida Moscóvia, do tzar. O Príncipe de Novgorod, apesar do título, era eleito pela população, ao contrário do Tzar de Moscou, que governava por hereditariedade e laços de sangue com cavaleiros russos.
    Aproveitando-se de uma crise política em Novgorod, Moscou tomou a cidade, dizimou parte da população e até hoje a "Grande Novgorod" não passa de só mais uma cidade russa.

    ResponderExcluir
  3. Estou por dentro disto. Lukashenko era ávido defensor da União Minsk-Moscou e por um tempo a cooperação foi boa. Principalmente em relação ao petróleo. Minsk recebia o petróleo russo a preços abaixo do mercado, então refinava-o e vendia-o para a Europa Ocidental, gerando grande riqueza para a nação. Isto propiciou um grande desenvolvimento social e econômico nos últimos anos. Mas o olho grande dos burocratas russos cresceu sobre Minsk e as relações se deterioraram entre os dois países, infelizmente.

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não sei o que Minsk deve temer mais, Cristiano. A Rússia ou a União Européia. A pequena República não se encontra em uma situação muito favorável hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post camarada, parabéns e devo lhe acrescentar mais coisas, em primeiro lugar se me permitir o nome correto do país é BELARUS e não Bielorrússia já que Bielorrússia era o nome da República Socialista Soviética da Bielorrússia e com o fim da URSS o país ganhou novo nome mas só isso que mudou se você poder ver na wikipedia a bandeira e o brasão de armas de Belarus ainda lembra o da era soviética e Belarus é comunista sim quer provas? só ir na wikipedia e ver só o brasão de armas do país com uma estrela vermelha e falo comunista mesmo camarada, afinal os próprios Bielorrussos afirmam que o sistema do país está mais para comunismo do que qualquer outro sistema que imaginar, se eles que moram lá e sabem mais do que nós afirmam porque iremos discordar não é mesmo ;-) e mais a mídia sem duvidas faz questão de esconder sobre Belarus, ela sabe que o país existe mas é claro como a manipulação é grande eles escondem e se você for falar sobre Belarus para alguém ele irá dizer assim '' ah mas não vejo falar de Belarus na globo, na band, BBC, CNN? '' primeiro lugar essas mídias do ocidente imperialista só tem a seguinte função: defender os ianques e meter o pau em países comunistas ainda mais se ele for desenvolvido que nem Belarus. agora se é um país que devido as restrições e censuras mundiais acaba sendo um país necessitado mas que bravamente ainda existe e supera tudo que nem o caso do Laos a mídia não quer nem saber mete o pau mesmo, critica, tira sarro e até mesmo discrimina esse país, mas Belarus não Belarus é um país que por incrível que pareça aos adeptos é um país comunista desenvolvido e em segundo Você sabe por que a Europa e os ianques odeia tanto Belarus? Apesar da pressão do Ocidente, Belarus se recusou a implementar as "brilhantes" reformas aconselhados pelo Banco Mundial e do FMI. As reformas que conduziram ao colapso, e empobrecimento das economias de toda a Europa Oriental, e a crise de 1998 na Rússia. não é a toa que a maioria dos países do Leste Europeu que se prostituiram ao FMI, União Européia e aos Estados Unidos estão na miséria e isso é claro a mídia não fala e nunca irá falar Lukashenko tem levado Belarus para o crescimento econômico e igualdade social, ignorando as "idéias brilhantes" do FMI e suas corjas que infelizmente alienaram os países do Leste Europeu pós União Soviética.

    mas ainda bem que no Leste Europeu salvou um país comunista que não se deu ao FMI pós União Soviética e esse país é Belarus. Belarus é o único lugar do mundo que ainda existe a KGB isso mesmo a KGB que era da URSS
    sem dizer que em Belarus o morador daquele país sendo ou não Bielorrusso detem dos direitos de moradia, alimentação, emprego e saúde e por ironia do papo esses direitos que se enquadram bem no Comunismo.

    Capitalismo nada mais é do que um camarada rico explorando mil camaradas pobres, lucrando sobre a mão de obra de cada um em quase 500% enquanto esses sujeitos tem que sustentar suas famílias. Isto é capitalismo. Sobre Belarus:

    - Gini (2005) 27.9[5] (baixo)
    - IDH (2010) 0,732 (61.º) -- elevado[1]
    - Esper. de vida 69,0 anos (117.º)
    - Mort. infantil 9,4/mil nasc. (54.º)
    - Alfabetização 99,7% (4.º)

    Ponto.

    Os números de um país qualquer capitalista subdesenvolvido:

    - Gini (2001) 59,2[2] -- alto
    - IDH (2010) 0,404 (145.º) -- baixo[3]
    - Esper. de vida 60,9 anos (149.º)
    - Mort. infantil 48,8/mil nasc. (136.º)
    - Alfabetização 54,8% (154.º)

    PONTO!!!

    Belarus não é um país muito conhecido ou falado aqui pois se é falado caso ocorrer será para falar mal dele idem com a Coreia do Norte ¬¬ pois a mídia principalmente certos canais odeiam comunismo e ainda mais Belarus um país comunista desenvolvido vide IDH, Alfabetização, empregos etc... e não tem nem como a reaça discordar nem nada os fatos estão aí não é mesmo camarada \o/


    Graças ao nosso querido camarada presidente Lukashenko, Belarus dá uma facada nas costas em qualquer país captalista!


    Вечна жыві і квітней, Беларусь!

    ResponderExcluir
  6. Camaradas desse blog, tenho o prazer em participar e fico feliz por ver e ler que não sou o unico a concordar que a Belarus ou Bielo-Russia como gosto de chama-la ja que ainda se parece com uma Republica Socialista, mas... eu gosto de saber que não sou o unico a apoia-la, a ama-la, a respeita-la, pelo que ela foi, pelo que ela é, e pelo que ela será!
    Sou Russo, ja vivi 25 anos na Bielo-Russia ja que a apanhei na era sovietica, e hoje moro em Moscou e falo portugues porque vivi 2,5 anos no Brasil, e tenho prazer em admitir que ela, a grande Bielo-Russia, está a lutar e não aceitar a "Águia carniceira norte-americana" como nós russos gostamos de chama-la!
    Espero que ela continue a recusar e a preservar o que ela tem de melhor. O sentimento socialista vitorioso inspirado na Grande União das Republicas Socialistas Sovieticas.

    ResponderExcluir
  7. Camarada Paulo Gabriel, saudações!

    Você não tem mais atualizado esse brilhante espaço digital?
    Espero muito que volte a ser atualizado pois não há um único artigo que não seja de extremo interesse para todas as pessoas que lutam pela justiça e contra a repulsiva falsificação da História.

    Um grande abraço!

    Renan.

    ResponderExcluir
  8. Particularmente, não conheço a Bielorússia, mas parece ser um daqueles países no qual todos gostariam de viver. A propósito, a tenista bielorussa Victoria Azarenka, campeã do Aberto da Austrália, em recente passagem pelo Brasil, deixou excelente impressão da região.

    ResponderExcluir