segunda-feira, 1 de março de 2010

Tirem as mãos da Coréia do Norte!


Coréia do Norte. Este nome é terrível o bastante para fazer professores universitários darem chilique em salas de aula e para presidentes de super potências classificá-lo como "Eixo do Mal". Mas o que definitivamente se sabe deste país no Ocidente? Basicamente nada. Vemos rumores aqui e ali, muitas vezes vindos de grandes agências de notícias, como, por exemplo, o de que o filho de Kim Jong Il "herdará" o governo da nação. Isto basicamente não tem fundamento algum, além o de fortalecer a imagem ruim do regime norte-coreano.

Diz-se que lá é uma ditadura monstruosa e que as pessoas são muito pobres e morrem de fome. Nada diferente do que se dizia de outros países socialistas no passado - como por exemplo a Hungria. A Hungria em que o padrão de vida era basicamente o da classe média ocidental, sem, é claro, o acesso a produtos de muito luxo. Bom, vocês já viram alguma prova de fato disto? Além de fotos que circulam na internet com "chininhas" no meio de uma favela? Eu já procurei algumas boas vezes e nunca achei algo de concreto.

Diz-se também que a Coréia do Norte aprisiona seus cidadãos e que as armas são voltadas para seu território e não para o território sul-coreano. Lendas, não mais que lendas. Fotos do lado norte-coreano sempre mostram soldados jogando pedras no fotógrafo ou algo engraçado do tipo. Mas eles sempres estão voltados para o sul. Por outro lado, os norte-coreanos acusam os americanos e os sul-coreanos de criarem uma muralha entre as duas nações. A foto que vi é bem difícil de se observar algo em meio a mata, mas as autoridades americanas e sul-coreanas já afirmaram que construíram "barreiras anti-tanques". Vai saber o que isso quer dizer.

De fato, a Coréia do Norte enfrenta vários problemas. É um país basicamente montanhoso, com pouco espaço de cultivo. Ser embargado pelos EUA e pelo Conselho de Segurança da ONU também dificulta e muito que esta nação siga um caminho independente. Nos anos 90 eles tiveram sérios problemas com energia elétrica e abastecimento de alimentos. Mas o pior de tudo é a ameaça incessante de guerra que recai sobre esta pequena nação desde o fim da Guerra da Coréia em 1950. Todo o ano os EUA fazem exercícios militares em conjunto com a Coréia do Sul, invadem os espaço aéreo com aviões de guerra - espiões ou não -, investem milhões e milhões de dólares nas Forças Armadas sul-coreanas. Além disso, já até ameaçaram atacar o país com seu arsenal nuclear, o que até causou a saída de Pyongyang do tratado de não-proliferação nuclear. Os EUA causam o terror no regime norte-coreano, que é obrigado a gastar muito com suas forças armadas. Gasto que poderia estar sendo revertido para a população.

Mas mesmo com toda a pressão internacional, a República Democrática Popular da Coréia resiste em seu caminho independente. Desafiando o poderoso ocidente mesmo com seu ínfimo tamanho e poderio. Este ano o governo norte-coreano anunciou que os esforços seriam maximazados nas áreas de indústria leve e agricultura, como uma maneira de mostrar ao mundo os benefícios do socialismo. Resta saber se eles triunfarão sobre a pressão militar e econômica internacional.

Não sou especialista neste país, muito menos um grande conhecedor de sua história. Mas não nego que admiro sua bravura. E por isso digo: Tirem as mãos da Coréia do Norte!

E aqui um artigo interessante sobre as negociações atuais entre EUA, Coréia do Sul e Coréia do Norte: http://gowans.wordpress.com/2010/01/12/nobel-peace-price-winner-scorns-north-korean-peace-offer/

33 comentários:

  1. Se o dono do blog permitir coloco aqui este portal que explica algumas coisas sobre a Coreia do Norte escripas por Anna Louise Strong, jornalista estadunidense que viajou pelo leste europeu e Ásia. Informações inclusive sobre o processo democrático na RPDC.

    http://www.marxists.org/reference/archive/strong-anna-louise/1949/in-north-korea/ch04.htm

    ResponderExcluir
  2. Tenho pena dos norte-coreanos, eles tem que aguentar uma ditadura sob um líder que se acha Deus. Nem mesmo socialista ela é mais. Na constituição da Coreia do Norte, não existe nenhuma palavra falando sobre comunismo ou socialismo. Não passa de um estado corrupto que com o fim da URSS e da total falta de ajuda por parte do mundo (somente a China é sua aliada). Espero que logo ocorra a derrubada desse regime odioso, tão odioso quanto o da Alemanha Oriental Erich Honecker.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao acha que tens uma mente coropida.faca a sua analise duma forma indepedent.nao seja tao pecimista.vce que e defesor dos americanos.diziam em viva voz que no iraque tinha armas de destruicao macisa,e invadiram o iraque ,nada apanharam,alias apanharam petroleo e e que hje as maiores companhias norte americanas exploram o petroleo.ou as empresas do bush roubam o petroleo.e hoje foi na libia ,mataram o kadafi,e ai acrise foi instalada na libia ,e as empresas francesas roubam o petroleo libio.o que e o capitalismo? o capitalismo e uma capa para esconder os interesses dos maricos.ou dos governantes,sempre disse kadafi.os capitalistas soa os premeiros curropito.com o seguinte lema< vamos por a mao na consciencia.dz que a correia e o eixo do mal por nao compactua com ideias norte americana?????

      Excluir
  3. Não é socialista? Aonde voce ta tirando isso!? A RPDC é guiada pela idéia Juche: ideologia marxista leninista com características coreanas. Corrupto?? A Alemanha Oriental foi uma das melhores experiências socialistas que tivemos. A maior produção de cultura, haviam 5O orquestras no país, peças de teatro para todo lado, faculdade sem vestibular. Enfim, bem-estar para o povo! Vai estudar antes de falar merda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No dia que cultura matar a fome eu viro socialista.

      Eita comunada de faculdade que me dá nojo.

      Excluir
    2. Se cultura não mata fome, continue com este seu jeito de analfabeto e CALE A BOCA....
      O que dá nojo são asnos como você que só tem o direito de ZURRAR o que querem porque a "comunada de faculdade" ajudou a derrubar uma ditadura de PORCOS DE FARDA (o que já é um pleonasmo)...

      Excluir
  4. A verdadeira evolução humana nunca estará em regimes políticos, sejam de esquerda ou de direita, mas sim na evolução da consciência.
    Se a política resolvesse problemas, então eles não existiriam porque todos os países têm regimes políticos.
    A política é uma forma de roubar direitos e liberdades garantidas ao ser humano só pelo facto de ser humano, é criar uma ilusão ao povo, por a quem interessa que este não abra os olhos.

    ResponderExcluir
  5. sou descendente norte coreano e uma coisa q eu tenho certeza eh q a coreia do norte eh um regime militar mto severo pois meu avo q veio de la teve q fugir e sofreu mto la devido a guerra entre coreias mas tenho orgulho pois amo as musicas arte e etc rs

    ResponderExcluir
  6. http://www.youtube.com/watch?v=vjKgxftL85M&feature=player_embedded#! aqui está um link direccionado ao dono do blog. Seu burro, gostava de te ver viver lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burro não é o dono do blog, e sim quem ainda acredita em contos de fada, devidamente IDEOLOGIZADOS como este vídeo...

      A propósito,vocezinho já viajou até lá alguma vez? Conhece alguém que já viveu ou nasceu lá? Experimente fazer isto, se não for uma tarefa muito intelectual para você, é claro...

      Excluir
  7. Concordo com o anônimo número 2 xD. Antes de mudanças políticas, precisamos mudar nossas mentes para elaborar uma forma de direção da humanidade.

    ResponderExcluir
  8. Creio que há muito desinformação por conta dos interesses estratégicos dos EUA. O fato é que esta história de que um vigia o outro, que há gente morrendo de fome, que a ditadura é exercida por uma única pessoa que se julga deus, etc. etc. é bobagem. De concreto o que temos é de que o IDH da Coréia do Norte é melhor do que o do Brasil....O que isto significa: ou a Coréia do Norte é melhor do que falam ou o Brasil democrático é pior do que sabemos.

    ResponderExcluir
  9. É evidente a influênci norte americana na coreia do sul. BAsta constatar os biliões de dolares ali envestidos. Qual o interesse americano, senão derrubar o regime Norte coreano? Dizem as fontes ocidentais que o que se teme é a invasão da Corea do sul, pela Corea do Norte. Bem, essa é a versão daqui do ocidente, pois, na realiade pouco se sabe sobre a Corea do Norte, e muito sobre os Estados Unidos. cujas interferências em paises ricos em Petroleo os atrai. MAs as Coreias entre o paraçeço 38 não têm petroleo. Pois bem. fica aí a dúvida, o que realmente pretendem os EEUU nessa região? Um posto avançado fronteiriço com a China? Tudo é muito nebuloso, e o que sempre nos informam as notícias vindas dos EEUU, não merecem serem aceitas em sua totalidade, o uso da propaganda é a maior arma Norte Americana: * OS Estados Unidos querem impor ao Mundo a sua Democracia*...interessante...
    Qualquer semelhança entre a politica americana e a democracia, é mera coincidencia. Lá presidentes são assassinados e presidentes são eleitos de forma fraudulenta...com o foi o presidente Bush...cuja atuação se compara a Hitler. Eu sou apogista de uma democracia onde os cidsdãos são livres e que...como reza a constituição Norte Americana em contraste com o que lá ocorre, * todo cidadão tem direito á vida e a liberdade de opinião e de religiao*




    nvasão

    ResponderExcluir
  10. Caros

    Nada sabemos deste país, tudo que é plubicado são informações antisocialistas e sarcásticas quanto á aperencia de seus dirigentes.

    ResponderExcluir
  11. Ninguém tem nada a ver com a Coreia do Norte. Deixa os caras lá fazerem o que eles querem. O povo é feliz. Eles nao conhecem tecnologia, roupas de marca, musicas e filmes americanos, etc. Sao felizes com o que tem. Como diz o ditado, "quanto mais ignorante a pessoa, mais feliz ela é"

    ResponderExcluir
  12. Como é possível dizer-se tanta merda em tão poucas linhas...

    "procurei algumas boas vezes e nunca achei algo de concreto"

    "A foto que vi é bem difícil de se observar"

    "Não sou especialista neste país, muito menos um grande conhecedor de sua história."

    Portanto, não conheces merda nenhuma do país, não és especialista nem conhecedor, procuraste algumas coisas algumas vezes e nunca encontraste nada e a foto que viste é pouco ou nada elucidativa...

    Haja paciência... Realmente, cda um diz aquilo que quer, numa democracia onde existe liberdade de expressão. Por isso é que pudeste fazer este artigo de merda.
    Se fosse um norte coreano, não tinha tido essa possibilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se nós fossemos norte-coreanos, não viveríamos com os olhos vendados defecando pelo teclado feito você...Afinal, teríamos acesso á educação de qualidade,e, portanto senso crítico desenvolvido o suficiente para questionar informações de fontes duvidosas...

      Excluir
  13. TAAAAAAAAAAA BOM.. PESSOAL LA É LA VAMOS PENSAR NUM brasil c/ 70% de politicos a menos não seria o suficiente? em todas as escalas dep. fed. dep. est. senadores evereadores em geral, O quanto sobraria de verba? alguem poderia responder isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O número de parlamentares é proporcional ao número de habitantes...portanto, para reduzir em 70% o número de parlamentares teríamos que reduzir em 70% a população geral, o que não é possível, já que não chegam á 70% os que "pensam" (pensam??) como você, e portanto, não deveriam ser eliminados...
      Quanto á verba, se eliminássemos cerca de 5% da população (os que não sabem nem perguntar nada como você, e portanto, não são úteis) eliminaríamos 5% de parlamentares...é, acho não não ia sobrar muita verba não...só daria para construir a vala comum onde você e similares seriam descartados...

      Excluir
  14. playboizinho de merda, voce devia se mudar pra la, a primeira coisa que iam fazer era te proibir de ter um blog babaca como esse. se diz contra a ideologia liberal mais usurfrui de tudo que ela oferece. palhaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palhaço Babaca Anafabeto de Merda:

      -Sim, adoraríamos mudar para lá, mas ainda temos muito a fazer aqui no Brasil, como por exemplo , evitar que asnos como você, que acreditam em tudo o que veem e ouvem influenciem no poder...

      A propósito, (Momento educação solidária):

      -Se ele é , supostamente, um "playboyzinho" , (que significa , na gíria, "pessoa de vida ABASTADA e consumista"), como ele poderia ser a favor do socialismo, que propõe igualdade de oportunidade para todos?

      -"Eles iria proibir você de ter este blog" - Você já viveu lá ou conhece alguém que viveu?

      -O que é "ideologia liberal" ? Se você está falando de poder expressar suas opiniões . o nome correto é LIBERDADE DE EXPRESSÃO, tá? E quem lhe disse que lá não tem? Você já viajou alguma vez para lá?

      Concluindo: é por estas e outras que ainda não nos mudamos para a Coreia do Norte..ainda temos que alfabetizar muitos analfabetos políticos como você por aqui

      Excluir
  15. tem como me enviar seu e mail ou outro contato, tenho interesse de debater questão que vc apresenta no seu blog, meu e mail é
    professorclaudiobarros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Dizer que a Coréia do Norte teria solicitado aos americanos ajuda alimentar é uma brincadeira da imprensa ocidental. As mesmas que noticiaram que a Coréia perderia a guerra contra os americanos.As mesmas que criticam Cuba. Já assisti esse filme.

    ResponderExcluir
  17. agora fudeu! ainda tem gente que acredita que o socialismo vai da certo! pqp vcs vivem em que planeta...quem manda é o dinheiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso o animal de duas patas não saiba, a proposta socialista é a de que TODOS tenham a oportunidade de GANHAR DINHEIRO...

      Eu é que pergunto não em que planeta, mas em que ESTÁBULO, CANIL, OU CHIQUEIRO VOCÊ VIVE? Porque, se você vive no Brasil, ele é um país socialista...e tem circulação de capital...

      Excluir
  18. só para começar lá tu não ia nem ter blog mané , lá não tem internet livre e os livros que tu ia ler seriam sobre a história da família de Kim Jong Il

    ResponderExcluir
  19. Nosso pais com toda roubalheira de políticos corruptos ainda é o melhor lugar para se viver. Senão? Veja: Qual país um servente de pedreiro ou uma empregada doméstica compra um automóvel e vive em um, vamos dizer barraco. Mas com espaço suficiente e não aquelas gaiolas caríssimas de outros países mundo afora. Aquí acontece isso. Estimamos animais e não comemos cachorros como acontece no Vietnan e nem sapos e nem vermes ou aranhas e cobras. Comemos do melhor do mundo, frutas tropicais, carnes variadas limpas, de gado e de porco e peixes e frangos. Só de não necessitarmos comer porcarias já é um privilegio paradisíco. Nossas mulheres são as mais lindas do planeta, somos um povo acolhedor. Estrangeiros vêm pra cá e ficam maravilhados com nossos costumes e nossa acolhida e nossa terra. Pelo que já lí da Coreia, eu sou um abençoado de Deus por ser brasileiro. abrs.

    ResponderExcluir
  20. Esse defesa do comunismo é de assustar. Aqui voce tem acesso a tudo, mesmo sendo de baixa renda, todos tem liberdade para fazer aquilo que deseja, sem ser punido, comer aquilo que tem vontade. Mas o que mais me impressiona é que todos esses estudantes que defendem o comunismo sao pessoas de classe media alta, que nunca passaram necessidade. Nao trabalham e vivem por defender essas ideologias de PREGUIÇOSO e VAGABUNDO. A verdade é que alguem tem que pagar a conta. Se a Coreia e tao boa assim, porque nao muda pra lá. Voce nao iria RESISTIR uma semana. IA GRITAR feito uma FRANGA DOIDA porque perdeu a internet, perdeu o computador, mas nunca pegou numa enchada ou num martelo. Vai VIRAR HOMEM!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HOMEM ELE CERTAMENTE É MAIS DO QUE VOCÊ, FILHINHO DA MAMÃ QUE GOSTA DE FICAR MOSTRANDO O PIU-PIU para mostrar que é machinho...

      Vamos lá:

      -O comunismo/socialismo veio de movimentos de OPERÁRIOS ,(ou seja, de gente que pegava na "ENCHADA" como você relinchou aqui), logo, jamais poderia ser uma ideologia de preguiçoso e vagabundo ( e claro, como eram politizados, sabiam escrever corretamente) ;

      -Em que país você vive, onde TODOS têm acesso á tudo , como você diz? Porque, que eu saiba, muitos ainda não têm acesso á educação formal e de qualidade, (pessoas que escrevem "ENCHADA" é uma prova disto), em muitas regiões (Vale do Jequetinhonha - MG por exemplo) muitos não têm acesso nem á alimentação básica (pois é ,eles não comem o que têm vontade ,como você diz), e nem acesso á energia elétrica , que se dirá á Internet..etc..etc...
      Fazer de tudo sem ser punido? Você , pelo que vejo, vive num lugar SEM LEIS, onde "se faz o que der vontade"?

      -Como você sabe da classe social do autor do blog? O conhece pessoalmente? Se o socialismo é um movimento de origem popular e operária, como ele pode ser voltado apenas para pessoas de uma suposta "classe média alta". E sim, sou socialista de classe baixa, já passei MUITA necessidade (o que me fez ser socialista) ao contrário do que possa sugerir (falo SUGERIR porque pensar é impossível para pessoas como você) ;

      -Este é o site do Governo da Coréia do Norte:
      http://naenara.com.kp/en/
      e este , o centro de tecnologia da informação (TI) deles:
      http://naenara.com.kp/en/kcc/
      Ou seja, os norte-coreanos têm acesso á internet e computadores para isso, é claro...de modo que o nosso blogueiro jamais perderia o seu computador e o seu acesso á internet...(obs: o site não tem versões em português, de modo que possa ser difícil para gente que pega na "ENCHADA" entender o que está escrito...mas, se precisar, posso ajudá-lo a ler...)

      -Não mudamos para a Coreia do Norte porque temos muito a fazer aqui mesmo no Brasil, como mostrar A VERDADE (não informações pré-manipuladas), lutar por oportunidades iguais para todos, e evitar que tipinhos como você relinchem besteiras.

      A propósito, (MOMENTO ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, mais uma bandeira do socialismo): "ENCHADA"=ENXADA , e vejo que você sim, deve ter GRITADO (ou melhor , zurrado alto) feito uma "FRANGA DOIDA" na hora de sentar nos bancos da escola...



      -

      Excluir
    2. Estao vendo, por causa de um erro de portugues o homem ai que se diz intelectual quer me matar. Para esse povo nao adianta ter opniao contraria e nem ser humilde, tem que ter uma BARBA grande igual a do Cheguevara se dizer intelectual mas que de humano nao tem nada; e sair matando as pessoas que nao aceitam essa politica atrasada. Acorda, se o comunismo realmente funcionasse ja era pra ter dado certo. Tem gente que nao tem nada na cabeça

      Excluir
  21. Acreditar que a Coréia do Norte é uma maravilha para se viver é a mais pura demonstração de desconhecimento do que é uma ditadura liderada por uma família que se julga divina. Sendo mais claro, acreditar nisso é uma idioticen sem tamanho.

    ResponderExcluir
  22. Concordo. Acreditar que um país liderado por alguém com claros sinais de demência é idiotice mesmo.Se viver ali fosse bom, não haveria necessidade de se fechar país aos olhos estrangeiros, tampouco impedir a saída de seus cidadãos. Ôoo dono do blog, que tal viver sob um regime que não permite a mínima manifestação de liberdade, como o ir e vir??? Num regime como o da Coréia do Norte, seu blog nunca existiria. Que tal se mudar para lá??

    ResponderExcluir
  23. Se é tão bom assim lá, não haveria casos de cidadãos daquele país tendo que fugir para entrar na embaixada da China, para tentar se refugiar

    ResponderExcluir