domingo, 20 de março de 2011

Atualização no caso das falsificações dos arquivos russos: Morre Viktor Ilyukhin

Viktor Ilyukhin (1949-2011)
Na noite de 19 para 20 de Março, na região de Moscou, o deputado da Duma e membro do Comitê Central do Partido Comunista da Federação Russa, Viktor Ilyukhin, faleceu. A versão oficial acerca de sua morte diz que ele sofreu um "ataque cardíaco". O Partido Comunista insistiu publicamente que haja uma investigação completa acerca das "circunstâncias e das causas de sua morte", já que Ilyukhin liderava as investigações em torno das falsificações dos arquivos russos. Falsificações estas, que entre outras coisas, envolviam o polêmico caso de Katyn.

A perda de Ilyukhin é um golpe contra todos os que lutam contra a manipulação descarada da história da revolucionária luta do povo russo contra a opressão do tzarismo, do capital e do imperialismo ocidental. Ilyukhin já havia revelado a existência de grupos de falsificadores montados pelo regime de Yeltsin, mas sempre mantendo a identidade de seu informante em segredo, temendo represálias contra ele por parte das autoridades russas.

Com as recentes medidas de "desestalinização" e de ataques declarados as bases do regime comunista soviético, o governo russo, em minha opinião, é bastante suspeito. Ainda mais porque ultimamente havia grande pressa em reconhecer Katyn como um crime russo, em uma tentativa de aproximação com o governo polonês. E Ilyukhin era uma pedra no sapato das grandes. Soma-se isso à personalidade truculenta e autoritária de Vladimir Putin, e o resultado é bastante favorável ao assassinato do corajoso e insistente parlamentar do Partido Comunista.

Não vejo muitas esperanças em uma investigação. Será mais uma daquelas mortes misteriosas não resolvidas tão comuns não só na política russa, como de todo o mundo. Provavelmente a versão do ataque cardíaco continuará sendo a oficial, sendo ela verdadeira ou não. Mesmo que o Partido de Viktor insista que suas condições de saúde eram excelentes, como o fizeram na nota de seu falecimento.

Viktor Ilyukhin foi certamente um homem de fibra, que lutou por seus ideais e por suas convicções, que enfrentou o governo russo destemidamente, fazendo uma oposição bem estruturada e tremendamente incômoda. Suas investigações levantaram fatos que podiam - e ainda podem - derrubar boa parte da versão oficial da história da União Soviética, algo que mexe não só com os conservadores russos, mas com os de todo o mundo.

A morte de Viktor Ilyukhin foi uma grande perda para todos as organizações de esquerda do mundo. Que ele descanse em paz.

Link para a nota de falecimento de Viktor Ilyukhin, feita pelo Partido Comunista da Federação Russa (em russo): http://kprf.ru/party_live/89239.html

Ilyukhin discursando na Duma.

2 comentários:

  1. http://www.aguadadepasajeros.bravepages.com/cs/menu.htm

    Nadie escuchaba

    http://www.youtube.com/watch?v=9Me-5wryFDQ



    Los muertos de Castro

    http://www.youtube.com/watch?v=33bc86Tuvp4



    Las torturas de Castro

    http://video.google.com/videoplay?docid=-7621579934904198438



    Conducta impropia

    http://z11.invisionfree.com/Basta_de_opresion/index.php?showtopic=2278



    Guevara , anatomia de un mito

    http://video.google.com/videoplay?docid=3564213335176871572



    Instituto de la memoria historica cubana contra el totalitarismo

    http://www.cubamemorial.net/Documentales.htm
    Berna

    ResponderExcluir
  2. A diferença entre a burocracia estatal e a economia de mercado

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1760

    ResponderExcluir