terça-feira, 13 de julho de 2010

FARC: O outro lado da história


Em Cauca, a Colômbia ainda está em guerra. Você encontra trincheiras em todos os cantos, tanques, helicópteros Blackhawk e muitos soldados. Combates ocorrem aqui quase todo dia e as pessoas já se acostumaram a isso. Mais que isso, elas têm certeza de que no dia da eleição haverá ataques.

Porém, mesmo com toda a presença militar, nós conseguimos encontrar os rebeldes de esquerda das FARC, que ainda lutam contra o governo colombiano. Nós seguimos até a cidade de Toribio, que fica no meio das montanhas. Foi aí que vimos eles. Estavam se preparando para atacar os militares. Estavam carregando RPG's e Ak-47. Eles vinham das montanhas, dos canais de esgoto, de todos os lados. Eles disseram que um combate contra os militares estava por vir.

Mais tarde, vimos eles de novo. Eles formaram um bloqueio na estrada. Centenas de veículos ficaram parados por horas a fio. O Comandante Duber era o homem no comando - ele nos deu uma entrevista exclusiva na véspera das eleições presidenciais da Colômbia.

"Nosso inimigo principal é o presidente Uribe e as forças armadas. Nós queremos dizer ao povo que ainda estamos vivos, ainda estamos fortes. Há eleições na Colômbia. As pessoas podem votar em quem elas quiserem. Mas nós vamos continuar lutando. A ideologia das FARC é vencer ou morrer, isto é o que Che Guevara disse.", Duber disse a nós.

Desde que o presidente Alvaro Uribe chegou ao poder ele tem lutado contra os rebeldes de esquerda - que são a organização guerrilheira mais velha da América do Sul. Ele expulsou-os das principais cidades, mas em Cauca a luta ainda continua.

"Presidente Uribe oferece dinheiro [e] carros para aqueles guerrilheiros que se entregarem. Estes que se entregam não são guerrilheiros de verdade. Eles deviam dar este dinheiro para aqueles que ainda passam fome neste país. Nós não precisamos dele."



O Comandante Duber juntou-se à organização quando tinha 16 anos de idade. Ele disse que tem orgulho de ter sobrevivido à presidência de Alvaro Uribe.

"Uma nova Colômbia é um lugar onde os pobres têm trabalho, igualdade social, sistema de saúde e educação de graça. Não é como agora; não há igualdade aqui. Não há saúde, nem educação para os pobres - apenas para os ricos.", ele disse.

O governo acusa as FARC de tráfico de drogas. De fato, algumas áreas onde a folha de Coca cresce são controladas por eles.

"As pessoas aqui nos ajudam, nós recebemos ajuda dos países vizinhos. Você não vê as FARC em um aviãozinho levando cocaína para os EUA. Nós não somos o problema. Plantações ilegais são o único meio de que os fazendeiros têm para se alimentar. O governo não lhes oferece outra alternativa."

Duber disse que as FARC não estão tentando influenciar as pessoas a votar em algum candidato nas eleições. Para as FARC, todos os candidatos são os mesmos. Mas o grupo mandou sim uma mensagem a Juan Manuel Santos, que poderá vir a ser no Domingo o próximo presidente da Colômbia.

"Juan Manuel Santos quer continuar a guerra, então estamos prontos para lutar. Se houver condições para a paz, então podemos sentar e conversar. Mas é difícil. Santos matou muitas pessoas inocentes enquanto tentava nos matar."

Quando a entrevista acabou, as FARC abriram o bloqueio e subiram de novo para as montanhas. Eles pareciam preparados para mais um combate.

Fonte: http://blogs.aljazeera.net/americas/2010/06/20/farc-side-story-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário