segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia da Vitória é marcado por controvérsias em ex-repúblicas soviéticas

O Dia da Vitória, desde o fim da URSS, é marcado por manifestações de veteranos da "Grande Guerra Patriótica" e militantes comunistas em geral. Porém este ano, muitos foram mais longe do que simples manifestações. Alguns exigiram homenagens a Stálin nas ruas de Moscou e de outras cidades russas, outros pintaram um ônibus com uma enorme imagem do líder soviético e passearam pelas ruas de Leningrado (hoje, São Petersburgo) e ainda houve pessoas mais audaciosas, que literalmente erigiram um busto de Stálin na cidade ucraniana Zaporizhya. Os discursos do Presidente de Belarus, Aleksander Lukashenko, ainda colocaram mais lenha no fogo. Já que defendiam apaixonadamente a luta do povo soviético pela liberação da Europa do jugo Nazi-fascista e clamava pela luta contra a "revisão da História". Que no fundo é o que todos estes manifestantes estão fazendo. Lutando contra a versão ocidental, anti-comunista e anti-soviética da História de seus respectivos países.

As controvérsias foram enormes, principalmente entre os membros do governo da Rússia e da Ucrânia e entre as chamadas organizações pelos "direitos" humanos. Tudo porque, de acordo com a História oficial, tanto Stálin como o regime soviético em si foram responsáveis por milhões e milhões de mortes. O problema é que o que não falta são estudos desmistificando as lendas do "milhões de mortos" e dos "milhões de presos". Estudos feitos inclusive por acadêmicos anti-comunistas ao extremo, russos e americanos. No entanto o que está em jogo não é a verdade em si, mas sim a sustentação ideológica de um sistema opressor e decadente - o capitalismo.

Os direitos humanos - como o próprio nome sugere - estão mais para a direita do que para qualquer outra coisa. Defendem inescrupulosamente criminosos, espiões, sabotadores, assassinos, corruptos, mas o povo mendigando nas ruas de Moscou? Ah, estes são apenas vagabundos preguiçosos! Não preciso nem dizer que estas organizações recebem o apoio maciço dos governos e do capital privado. E juntos com a imprensa, fazem um estardalhaço contra os comunistas. Arranjam vitimazinhas velhinhas e deprimidas para falar o quanto sofreram por causa do socialismo, gritam aos quatro cantos do mundo as mesmas propagandas idiotas feitas durante a Guerra Fria - 100 milhões de mortos, 50 milhões de presos e blá blá blá. Porém eles se esquecem deliberadamente da maioria da população, a qual olha com nostalgia para os tempos soviéticos, a qual vê em Lênin e em Stálin seus verdadeiros líderes, a qual conheceu apenas miséria e exploração com o fim do socialismo.

Mas, enfim, não é nisso que a "democracia" capitalista é mestre? Fingir-se de justa, democrática, humana, porém coloca-se sempre ao lado do capital e contra a maioria do povo. E por outro lado, os bolcheviques orgulhavam-se fortemente de sua "ditadura" do proletariado, que opunha-se definitivamente ao capital e colocava-se junto ao povo, sempre procurando dar-lhe uma vida decente e justa.

Muitos podem não concordar com minhas opiniões, mas uma coisa acredito que fica claro para todos: o socialismo não morreu completamente e os velhos embates ideológicos da Guerra Fria estão voltando à medida que a paciência do povo com as "democracias" capitalistas vai se esgotando. E aí Fukuyama, cadê o "fim da História"?

Links para algumas notícias relacionadas:

*Presidente Lukashenko defende o papel da URSS na Segunda Grande Guerra: http://www.belta.by/en/main_news?id=528772 e http://www.belta.by/en/main_news?id=529136

*Stálin em destaque novamente na Rússia: http://english.aljazeera.net/news/europe/2010/05/20105814414630570.html

*Ônibus de Stálin circula por Leningrado (São Petersburgo): http://www.independ ent.co.uk/ travel/news- and-advice/ stalin-bus- hits-the- road-in-russias- saint-petersburg -1968627. html

*Monumento a Stálin erigido na Ucrânia: http://marxistleninist.wordpress.com/2010/05/06/new-stalin-monument-in-ukraine/#more-5579

Nenhum comentário:

Postar um comentário