segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cuba não cederá a pressões!

O Presidente Raúl Castro reiterou que o governo cubano não cederá a chantagens como a greve de fome de Guillermo Fariñas. O dissidente exige a libertação de 26 presos políticos doentes, caso contrário irá morrer de fome. Ou pelo menos é o que ele diz, já que já vez mais de 20 greves de fome nos últimos anos. Fariñas não passa de um oportunista. Como todo jornalista, tudo que quer é aparecer. Quer que todos no mundo olhem para ele como um coitadinho vitíma do regime comunista brutal de Cuba.

Ele já foi da União da Juventude Comunista, lutou contra o imperialismo na Angola, porém rompeu com o comunismo por causa do fuzilamento do General Arnaldo Ochoa. Bom, se fuzilar um homem corrupto que utilizou recursos econômicos desonestamente - isto é, utilizou-se incorretamente de dinheiro público - e ainda se envolveu com tráfico de drogas é crueldade, então eu acho que vivo em um mundo completamente torto e às avessas (imaginem se os corruptos recebessem este tratamento no Brasil? Com certeza viveríamos em um país muito pior, né?). Outra razão de seu rompimento relaciona-se à sua visita a União Soviética nos anos 80. Ele disse que viu muitas atrocidades lá e que não queria que Cuba seguisse o mesmo caminho.

Se Farinãs tivesse alguma noção sobre o socialismo e sobre seu próprio país, saberia que o governo cubano não tinha a menor pretensão de ser uma nova URSS ou de copiar o modelo revisionista fracassado que Gorbatchev e seus comparsas mafiosos defendiam. Fidel Castro sempre foi muito inteligente e há muito já compreendera que cada nação socialista deveria buscar seu próprio caminho de desenvolvimento. Desde que não traísse os ideais revolucionários marxistas, é claro.

Para um militante que atuou em forças internacionalistas, suas razões para romper me parecem incrivelmente ridículas, até ofensivas. Já que ser solidário a um corrupto que ainda por cima era metido com o tráfico de drogas não me parece muito adequado - é razão suficiente para a direitalha que o apoia clamar pelo BOPE! Neste sentido, não me parece muito absurdo as declarações no jornal Granma de que Fariñas na verdade é um agente pago pelos EUA. Até porque ele já "prometeu" morrer 23 vezes e nada. Apesar de que eu pessoalmente não ache que ele seja um agente mesmo. Para mim, não passa de um jornalista oportunista como já disse anteriormente. E com sérios problemas de julgamento entre o certo e o errado.

Talvez o certo para ele seja entregar os meios de comunicação e informação aos grandes conglomerados privados, abrir as pernas de Cuba para as garras dos capitalistas e, assim como em todos as ex-repúblicas socialistas, entregar as riquezas públicas para as mãos de meia dúzia de empresários criminosos que pouco se importarão com o padrão de vida dos cidadãos. Aí em vez de meia dúzia de mortes por greve de fome idiotas, Cuba terá dezenas de milhares de mortes por fome e miséria. Sem contar com o aumento do analfabetismo, com o trabalho forçado de crianças, com o fim de benefícios como saúde pública gratuita de qualidade, educação pública gratuita, aumento da jornada de trabalho, fim de uma série de regalias trabalhistas e talvez o melhor de tudo: um governo "democrático" que fará tudo para as grandes empresas e nada pelo o povo. Os pobres e mais escuros se tornarão bandidos aos olhos da nova elite e em vez de 26 presos políticos doentes, Fariñas será felicitado com uns 100.000 presos de baixa renda vítimas do preconceito e da exploração capitalista. Way to go, Fariñas! You're my hero!

Ainda bem que o governo cubano nunca cedeu a pressões de oportunistas e inimigos do povo. E continuará não cedendo por muito tempo, para a tristeza inconsolável dos defensores da "democracia" de todo o mundo - que vivendo em seus apartamentos cheios de segurança e tecnologia de ponta e andando em seus BMW pelas cidades, pouco se importam com aqueles "pretos preguiçosos" que andam por aí pedindo esmola e exibindo seus portes altivos e cheios de saúde por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário