quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Com Cuba, pela liberdade e pelo socialismo!

Não muito longe de nós aqui no Brasil, há uma pequena ilha que desafia as maiores potências do mundo. Um pequena ilha latinoamericana que não sabe o que é miséria, o que é fome. Que não sabe o que é a opressão do capital, das grandes multinacionais. Que não sabe o que é conviver diariamente com uma mídia conservadora e extremamente agressiva em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais do povo. Uma ilha latinoamericana que - pasmem - possui um sistema de saúde moderno, eficiente e gratuito; que possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo, que eliminou por completo o analfabetismo; que possui um alto nível de segurança pública, sem a conhecida violência que assola todos os países latinoamericanos; que possui uma série de notáveis vitórias no campo social e no cultural também.

Como uma ilha tão pequena e sem recursos como Cuba pôde conseguir isso? Como? Se a oitava economia do mundo, a grande potência da América Latina - o Brasil - não conseguiu chegar nem perto disso? Cuba ainda sofre uma série de restrições econômicas e comerciais devido ao bloqueio estadunidense, coisa que não ocorre com a pujante economia brasileira. A resposta é simples: seu sistema econômico-social. Em outras palavras, o socialismo.

Ao contrário do Brasil, Cuba não tem militares truculentos como Duque de Caxias ou ditadores como Getúlio Vargas no hall de heróis da pátria. Tem libertadores como José Martí e Ernesto 'Che' Guevara. Ao contrário do Brasil, Cuba não vive sob o domínio do grande capital multinacional e de poderosas e autoritárias elites como os latifundiários. E, principalmente, ao contrário do Brasil, não é a elite econômica que governa Cuba, e sim, seu povo devidamente representado nas Assembléias Populares. E este é um dos temas mais importantes abordados pelo documentário que postarei no fim deste post.


O documentário "Fatos, não palavras", analisa a questão dos direitos humanos em Cuba (direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais), apresentando uma contraposição ao que a mídia ocidental espalha aos quatro cantos do mundo. Ou seja, vai contra aquela ideia preconceituosa de que Cuba é uma ditadura "totalitária". Cuba, na verdade, é uma das mais progressivas nações do mundo, que adota um sistema misto de democracia direta e democracia representativa. Sistema feito exatamente para expulsar os grandes interesses econômicos da esfera do Estado, concentrando a governança nas mãos da sociedade civil, ou seja, dos operários, dos camponeses, dos trabalhadores em geral.

O primeiro passo das eleições cubanas ocorre nos bairros de cada cidade, cada vila, cada local habitado do país. Lá há reuniões de moradores periódicas, nas quais são apresentados os candidatos à vereador. Um candidato deve, obrigatoriamente, ser aprovado pelas pessoas de seu bairro para que então possa concorrer a vereador, deputado provincial, deputado nacional e até presidente. E não há campanha propagandística nas eleições, não há financiamento. Pois o povo acompanha seus representantes, aliás, os representantes são obrigados a prestar contas periodicamente acerca de seu mandato. Tem que mostrar aos seus eleitores o que tem feito de concreto e, caso eles não gostem, seu mandato pode ser revogado pelos próprios eleitores. Portanto a participação popular nas eleições é grande, não é necessário campanhas propagandísticas massivas para fazer o povo votar, o povo é consciente, educado e bastante politizado. A média é de 95% de comparecimento dos eleitores às urnas. E o voto não é obrigatório.

Não vou me alongar nestes aspectos, o documentário aborda eles com muito mais detalhes. Mas o fato é que a democracia socialista cubana é extremamente superior a de qualquer nação desenvolvida. Aliás, muitas nações desenvolvidas sequer são verdadeiramente democráticas, no sentido de dar poderes ao povo. Na verdade, no capitalismo os poderes são bastante concentrados nas mãos dos detentores do capital, das elites econômicas, dos burgueses. Isto se reflete nos monopólios dos meios de comunicação, na história oficial das nações ensinada nas escolas, na enorme concentração de renda nas mãos de poucos, na exploração das classes trabalhadores por causa de uma infinita busca pelo lucro, entre outras coisas. A população não tem voz. Quer exemplo mais prático do que o francês este ano? O governo aprovou leis que diminuiam direitos sociais do povo, mesmo com a oposição massiva da população. Este simples exemplo mostra que o povo não tem poder, que a última palavra é da elite.


A democracia burguesa é uma farsa. Um teatro. Por detrás daquilo tudo há o capital, há os interesses privados e individualistas. Se por um lado foi uma evolução frente ao absolutismo, por outro, é uma abominação no século XXI. É um modelo elitista ultrapassado, incapaz de acabar com os privilégios, com a exploração do homem pelo homem, com os preconceitos de classe, raciais, de gênero, etc. Incapaz de produzir igualdade, fraternidade e liberdade para todos.

Por isso estou com Cuba. Estou com Cuba pela liberdade e pelo socialismo! Por um modelo mais próximo da democracia direta, do poder realmente popular. Por um modelo que não se baseie na supremacia do individualismo, do conformismo e do consumismo. Por um modelo sustentável e que realmente respeite os direitos humanos. Por um modelo que se contraponha ao grande capital e que preze pela livre determinação dos povos.

Peço a todos que assistam as dez partes do documentário argentino "Fatos, não palavras", para que compreendam, livre de preconceitos, o sistema cubano - em todas as conquistas e em todos os seus problemas.

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=JdQU0mXrUXo&feature=related
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=fReNR2GbscQ&feature=related
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=jsN2k7cXiUk&feature=related
Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=lykk3a2_a6w&feature=related
Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=mcMtE_haWxU&feature=related
Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=0NL0WASaq90&feature=related
Parte 7: http://www.youtube.com/watch?v=_1sxzprsCOQ&feature=related
Parte 8: http://www.youtube.com/watch?v=JoPSnD2y9PQ&feature=related
Parte 9: http://www.youtube.com/watch?v=QrAzce36FGY&feature=related
Parte 10: http://www.youtube.com/watch?v=F2l_T4Nh6Dc&feature=related

Hasta la vitória, siempre!

7 comentários:

  1. É de matar de rir, Cuba uma democracia? Lá é tudo maravilhoso? O chamado comunismo soviético, morreu não por causa dos EUA ou da Guerra Fria. Ele morreu por causa da total limitação do sistema planificado. Ele pode ter dado grandes avanços no começo, mas nada dura para sempre. A economia começou a se estagnar e fez a economia soviética perder o posto de segunda maior para o Japão em 1981. Em 1990, ela caia pro 4 lugar, por causa da unificação alemã. Não vou dizer que odiava a URSS, porque eu gostava do modo que ela opunhava aos EUA. Todas essas melhorias em Cuba só foram possíveis por causa dos subsídeos soviéticos. Os soviéticos queriam que Cuba fosse a vitrine do socialismo na América Latina. Com o passar dos anos, o socialismo soviético não avançava na região. Começaram a ocorrer cortes na ajuda soviética, até que em 1991 acabou por completo. Sem os subisideos, Cuba entrou em colapso e Fidel e o tão democrático PC cubano ainda estão no poder por causa da falta de vontade da maioria da população pela mudança do regime. Se os cubanos fizerem como os egipcios, os dias dos irmãos Castro e sua democracia estão contados. Não passa de ilusão, o socialismo e o retorno dele a vida. Gosto muito da história do comunismo mas como sistema econômico, o capitalismo se torna mais eficiente, simplismente por causa do abastecimento e da liberdade de escolher os produtos. Além da qualidade dos produtos. Se no lugar da ditadura militar nos anos 60 até metade dos 80, tivessemos socialismo soviético, isso seria algo maravilhoso em caso da educação, saúde e maior respeito com os valores da pátria. Mas não podemos mais ficar no passado, a Guerra Fria acabou, a URSS se desintegrou e o socialismo não saíra mais da história do século XX. O capitalismo é o sistema vigente no mundo. E não existira outro que tente derrubar a sua predominancia.

    ResponderExcluir
  2. Se vocÊ, meu querido ANÔNIMO, parasse pra estudar a história com um ponto de vista mais refinado e objetivo, verá que o artigo está correto. Analise! Pare de achar que você tem um pensamento massa, pois na verdade, você só pensa isso porque os ditadores do capital querem que você pense! Temos que defender um vida livre e justa para todos! Aposto que você nunca passou fome na sua vida ou nunca presenciou um cena desigual na sua vida! Porque, meu amigo, se você já tivesse visto, sua visão seria mais justa e plena. Mas analise! Essa ruptura irá acontecer, de modo revolucionário ou não. Mas que ela será realizada! É só você estudar as transições históricas. Somos lineares e cíclicos. Simples assim.

    ResponderExcluir
  3. e nao anonimo democratico e estados unidos que ha seculos so quem ganha e 2 partidos ali sim ditatoradura perfeita

    ResponderExcluir
  4. eu acredito que nada pode funcionar sem liberdade de expressão , as pessoas tem o direito de contestarem o que quiserem , o que é bom para um pode não ser para o outro.
    O erro está em achar que quem critica cuba tem que amar os EUA.
    Libertem suas mentes, qualquer um desses sistemas é um lixo, se a mídia internacional só mostra as podreiras de cuba e as benesses da "democracia" a mídia estatal de cuba faz justamente o mesmo, de forma oposta.
    A dirença é que aqui eu posso sair à rua, defender qualquer sistema político sem ser tão barbarizado como na ditadura do fidel, isso é fato.
    Não que haja liberdade absoluta por aqui , muito pelo contrário, mas sem dúvida há mais do que em cuba.
    e tenho dito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplista demais. Você acha mesmo que pode sair à rua falar o que quiser? Vai nessa... Os hematomas que o digam! rs E qual a relevância de defender o capitalismo em um sistema que objetiva exatamente a sua superação? Capitalismo é coisa do passado, meu chapa.

      Colo aqui umas palavras de Fidel sobre liberdade de expressão, do livro Cien Horas con Fidel, de uma entrevista com o periodista francês Ignacio Ramonet:

      “Si usted llama libertad de prensa al derecho de la contrarrevolución y de los enemigos de Cuba a hablar y a escribir libremente contra el socialismo y contra la Revolución, calumniar, mentir y crear reflejos condicionados, yo le diría que no estamos a favor de esa ‘libertad’. Mientras Cuba sea un país bloqueado por el imperio, víctima de leyes inicuas como la Helms-Burton o la Ley de Ajuste Cubano, un país amenazado por el propio Presidente de Estados Unidos, nosotros no podemos dar esa ‘libertad’ a los aliados de nuestros enemigos cuyo objetivo es luchar contra la razón de ser del socialismo.

      “En esos medios “libres”, ¿quién habla? ¿De qué se habla? ¿Quién escribe? Se habla lo que quieren los dueños de los periódicos o de las emisoras de televisión. Y escribe quien ellos deciden. Usted lo sabe bien. Se habla de “libertad de expresión”, pero en realidad lo que se defiende fundamentalmente es el derecho de propiedad privada de los medios de divulgación masiva. Aquí en Cuba, se lo digo con franqueza, no existe la propiedad privada de esos medios. Pero las distintas organizaciones de masas disponen de sus propios medios: los estudiantes tienen el suyo, los obreros, los sindicatos, los campesinos, hasta los militares. Todo el mundo tiene su órgano de información, y créame que publican con mucha libertad lo que creen conveniente publicar.

      “En vez de cuestionar nuestros modos, que son el resultado, la consecuencia de más de cuarenta años de resistencia contra nuestro poderoso vecino, valdría la pena preguntarles a nuestros ciudadanos si se sienten o no se sienten libres.

      “Nosotros no andamos con hipocresías de ninguna índole al hablar de la “libertad” de la prensa europea. Nosotros soñamos con otra libertad de prensa, en un país educado e informado, en un país que posea una cultura general integral y pueda comunicarse con el mundo. Porque quienes temen el pensamiento libre no educan a los pueblos, no les aportan, no tratan de que adquieran el máximo de cultura, de conocimientos históricos y políticos profundos, y aprecien las cosas por su valor en sí, y porque saquen conclusiones de sus propias cabezas. Para sacar las cosas de sus propias cabezas, deben poseer los elementos de juicio necesarios.

      “¿Van a hablar de “libertad de expresión” en países que tienen un 20 o un 30 por ciento de analfabetos totales, y un 50 por ciento de analfabetos funcionales? ¿Con qué criterio, con qué elementos incluso, opinan, y dónde opinan? Si cuando mucha gente culta e inteligente quiere publicar un artículo, no hay manera de que salga a la luz, lo ignoran, lo aplastan, lo desacreditan. Se han convertido esos grandes medios en instrumentos de manipulación.”

      Excluir
  5. O Amiguinho Anônimo seguiu bem o Guia-Anticomunista;

    http://mamayev-kurgan.blogspot.com/2010/11/guia-do-anti-comunismo.html

    "...Cuba entrou em colapso e Fidel e o tão democrático PC cubano ainda estão no poder por causa da falta de vontade da maioria da população pela mudança do regime..."
    Contradição político/ideológico
    Como um povo que tem tanta educação ser apático político? Companheiro Anônimo, releia a história e a autores pra poder reler o mundo. Seus conceitos não condizem com a realidade e são completamente vazios, sem mais.

    Hasta Siempre Compañeros!

    ResponderExcluir
  6. Esse Coxinha Liberasta que é um Bunda Mole porque não tem coragem de viver em Cuba ainda é covarde! Esconde ou é burro e não sabe que ate a própria irmã Juanita Castro e a filha Alina do criminoso ditador Castro fugiram de Cuba! Em 1994, o próprio Neto de Che Guevara, Canek Sánchez Guevara, foi viver no Capitalismo no México! E em 2012, a própria filha Glenda Murillo Diaz, do vicepresidente de Cuba fugiu para o Capitalismo nos Estados Unidos! É oCoxinha Otário diz que o "socialismo é o futuro"! Vai ser imbecil assim no inferno!

    ResponderExcluir